segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Texto

01001111 01101100 11100001 00100001

     Olá seguidores. Os elementos básicos que possibilitam a criação de conteúdos multimédia são: texto, áudio, imagem, vídeo e gráficos. Hoje iremos concentrar-nos no Texto e falar sobre padrões de codificação .

Codificação de carateres

     Codificação de carateres consiste num padrão de relacionamento entre um conjunto de algo, por exemplo, números ou pulsos elétricos com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação e um conjunto de carateres. Algumas formas de representação são:

  • ASCII (é um código binário [cadeias de bits: 0s e 1s] que codifica um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos, letras do alfabeto latino, sinais de pontuação e sinais matemático,  e 33 sinais de controle, utilizando portanto apenas 7 bits para representar todos os seus símbolos);
  • Unicode (Padrão que permite aos computadores manipular e representar em texto de qualquer sistema de escrita existente, de forma consistente);
  • EBCDIC (Utilizado em servidores IBM antigos, totalmente diferente do ASCII);
  • IBM PC Extended Character (Caracteres representados por binários desde 128 até 255. Representações de dígitos da representação Unicode);
  • ISO Latin and ANSI (Partilham os primeiros 255 caracteres. A partir deste número os formatos diferem do Unicode).

Tabela de código ASCII

    O ASCII é um código numérico que representa os caracteres, usando uma escala decimal de 0 a 127. Esses números decimais são então convertidos pelo computador para binários e ele processa o comando. Sendo assim, cada uma das letras que digitamos corresponde a um desses códigos. Alguns dos caracteres não podem ser impressos (de código 0 a 31), porque eram comandos para computadores antigos.


Tabela de Código UNICODE


     Unicode é um padrão adotado mundialmente que permite que todos os caracteres de todas as linguagens escritas do planeta possam ser representados em computadores. Unicode fornece um número único para cada caractere.
     O padrão Unicode é capaz de representar não somente as letras utilizadas por línguas como o Inglês, Espanhol, Francês, Português, mas também letras e símbolos utilizados por outras línguas não ocidentais: Russo, Japonês, Chinês, Hebreu, etc. Além disso, inclui símbolos de pontuação, símbolos técnicos e outros caracteres que podem ser utilizados em texto escrito.

Webgrafia


Sem comentários:

Enviar um comentário