segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Imagem III

01001111 01101100 11100001 00100001

     Olá Mundo! Hoje, depois de três trabalhos, vamos concluir o tema da imagem falando de formatos de ficheiros. Enjoy it :)



Formatos de ficheiros


     Como é óbvio há vários formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais, sendo que os vários programas têm de ter aptidão para guardar e ler nesses formatos. Estes programas de computador que trabalham com imagens estão geralmente divididos em Programas Bitmap (imagem)  ou em Programas Vetoriais (gráficos ou desenho).


     
Compressão - Consiste na redução da redundância dos dados, de forma a ser possível armazenar ou transmitir eficientemente esses dados. Quanto menos espaço ocupar um ficheiro, mais rápido é o seu armazenamento e transmissão. As técnicas de compressão de imagem podem ser de duas naturezas diferentes
- Compressão sem perdas -» quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem;
- Compressão com perdas -» quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem (que pode ou não ser aparente ao sistema visual humano). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original.



Tipos de formatos de ficheiros

Tipos de formatos para Imagens Bitmap



  • BMP (Bitmap) - Formato muito popular devido ao Paint, programa de desenho do Windows que já foi eliminado. É o formato mais comum e não tem nenhum algoritmo de compressão até ao momento.
  • GIF (Graphics Interchange Format) - Formato de compressão sem perdas. Ficheiro que ocupa pouco espaço nos computadores sendo ideal para criar páginas na internet. O sucesso deste formato na Web deve-se a particularidades como a transparência, a animação e o entrelaçamento.
  • JPEG (Joint Photographic Experts Groups) - Formato com vários níveis de compressão com perdas. A compressão deste formato baseia-se na eliminação de informações redundantes e irrelevantes, ou seja na repetição da mesma cor em pontos adjacentes ou de cores semelhantes não diferenciadas a olho nu.
  • PDF (Portable Document Format) - Muito usado para converter e comprimir de forma substancial documentos de texto e imagens, quando existe a necessidade de enviar, para leitura, esta informação para outros computadores, por rede ou por suporte, bastando, para isso, que o outro computador tenha instalado o Adobe Reader ou outro programa que permita a leitura deste formato.
  • PNG (Portable Network Graphics) - Formato com compressão sem perdas, que substitui o formato GIF para a Web, suportando uma profundidade de cor até 48 bits, mas não comporta animação.
  • TIFF (Tagged Image File Format) - Formato sem compressão. É o maior em tamanho e o melhor em qualidade de imagem. É o formato ideal para o tratamento da imagem antes de esta ser convertida para qualquer outro formato.


Tipos de formatos para Imagens Vetoriais

  • CDR (CorelDRAW) - Formato utilizado numa aplicação que usaremos nas aulas de Aplicações Informáticas, o CorelDRAW.
  • SXD (OpenOffice.Org DRAW) - Permite o desenho vetorial, simplificado, em trabalhos.
  • SVG (Scalable Vector Graphics) - Tende a ser um formato base para a Web.
  • PS (PostScript) - A maioria dos programas que suportam imagem vetorial e dos rpogramas de edição de imagem reconhecem este formato.
  • WMF (Windows Meta File) - É reconhecido por grande parte dos programas do Microsoft Office de edição de imagem.


Webgrafia
https://www.google.pt/search?q=bmp+gif+jpg+and+png+file+formats&rlz=1C1AVFA_enPT824PT824&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj6ktmsu_LeAhVPLBoKHZAQB1wQ_AUIDigB&biw=1280&bih=640#imgdii=TnQzHV6c3y392M:&imgrc=Gifr2t4SHjQw2M:
https://www.google.pt/search?q=imagem+vetorial+e+bitmap&rlz=1C1AVFA_enPT824PT824&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjNucHtvPLeAhVM0RoKHT3DC5IQ_AUIDigB&biw=1280&bih=640#imgrc=mR4CJvTC9sKYOM:
- Apontamentos da aula




Sem comentários:

Enviar um comentário