segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Imagem II

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    Olá! O nosso tema de hoje continua relacionado com a imagem mas agora mais focado nas suas características e modelos de cor. Espero que gostem!!



Características da Imagem

  • Pixel - provém da aglutinação das palavras picture ( pix) e element. Trata-se do menor elemento de um dispositivo de exibição, ao qual é possível atribuir uma cor e brilho, logo é o menor ponto da constituição de uma imagem digital, sendo a imagem o conjunto de pixels.
  • Resolução - Equivale ao número de pixels apresentados por unidade, normalmente ponto por polegada, ou seja, a resolução da imagem também controla quanto espaço haverá entre pixels na impressão. Uma imagem de alta resolução, comparativamente a uma imagem de baixa resolução, tem sempre um maior número de pixels, o que implica maior detalhe e maior suavidade na transição de cores.
  • Profundidade de cor - Indica-nos o número de bits necessários utilizar para representar a cor de um pixel numa imagem bitmap. Este valor também tem o nome de profundidde do pixel, sendo definido por bits por pixel. Quanto maior a  quantidade da profundidade presente, maior a escala de cores disponíveis.
  • Tamanho do ficheiro - A utilização de imagens com elevada resolução (mais pixels  do que os dispositivo de saída é capaz de produzir) irá, consequentemente, aumentar o tamanho do ficheiro, não permitindo, por exemplo, a uma impressora, reproduzir todo o detalhe existente na imagem. Ou seja, o tamanho do ficheiro é tanto maior quanto maior for a resolução da imagem.

Modelos de Cor

  • Modelo RGB - Este modelo é essencial para a exibição de imagens com cor em monitores. É um modelo aditivo que concretiza todas as cores através das três cores primárias, que não resultam da mistura de nenhumas outras cores: vermelho (red), verde (green) e azul (blue). No modelo RGB uma cor é descrita pela quantidade de vermelho, verde e azul que contém, que se representa num conjunto de valores numéricos que pode ser de zero (cor preta) até ser constituída pelo máximo das três cores (cor branca). Todas as outras cores são expressas ou em valor decimal (0 a 1) ou por valor inteiro (0 a 255). Este modelo tem como características principais: a resolução e tamanho, e profundidade de cor. 

   




















  • Modelo CMYK - Este modelo é importante para a impressão de imagens. Trata-se de um modelo subtrativo formado a partir do modelo CMY pela adição do preto (blak), sendo as outras três cores primárias de impressão: o ciano (cyan),  magenta (magenta) e amarelo (yellow). O modelo CMYK baseia-se na forma como as cores são criadas pela Natureza, aquando da absorção e imissão de frações do espero de luz.
NOTAAs cores primárias do modelo CMY são as cores secundárias do modelo RGB e as cores primárias de RGB são as cores secundárias de CMY.















  • Modelo HSV - É utilizado na mistura de cores no ponto de vista artístico. É definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value). 
   - Tonalidade - é a componente que seleciona a "tinta" (cor pura com saturação e luminosidade máximas) em uso, exprimindo-se pela sua posição angular numa roda de cores definida de 0 a 359.
      - Saturação - indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, isto é, se a cor é pura ou esbatida (cinzenta). Uma cor saturada ou pura não contém a cor preta nem a branca. A saturação é utilizada para descrever quão viva ou pura é a cor e em termos técnicos descreve a quantidade de cinzas numa cor. Exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%.
       - Valor - traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, isto é, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém. A cor preto possui brilho zero.
















  • Modelo YUV - É utilizado na transmissão de sinais de televisão a cores, sendo também adequado para sinais de vídeo. Este modelo armazena informação de luminância e a informação de crominância separadamente, contrariamente aos modelos RBG e CMYK. Assim, este modelo define-se pela componente luminância (Y) e pela componente crominância (U = blue - Y ; V = red - Y ). Com este modelo torna-se possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância, o que permite que alguma informação da crominância seja retirada sem implicar perda de qualidade da imagem. 

     










Webgrafia

http://felisberto-bianca.blogspot.com/2014/11/os-modelos-rbg-cmyk-hsv-yuv.html
https://www.google.pt/search?tbm=isch&q=modelo+YUV+em+televis%C3%A3o&spell=1&sa=X&ved=0ahUKEwj7p9q-n-DeAhUCKewKHS_rAIQQBQgkKAA&biw=1280&bih=913&dpr=1#imgrc=KMsyYjxarSyK3M:

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