Wapenzi marafiki, permanecendo no tema do "Texto", vamos hoje explorar tipos de média texto, falar sobre uma fonte em específico e divertirmo-nos com as palavras.
Tipo de média texto
A fonte tipográfica é um protótipo ou conjunto de caracteres tipográficos que apresentam as mesmas características, o mesmo formato e, normalmente, mantêm o mesmo tamanho, como as fontes Arial, Verdana, etc, ou fonte itálica, fonte negrita, fonte sublinhada, conhecidos como família tipográfica, ou seja, variação estilística de determinada fonte. A utilização do termo “fonte” (substitui a expressão “tipo de letra”) deu-se devido à aplicação de computadores anglicizados e ao ajuste de programas da Microsoft para o português, mas ambas as nomenclaturas são plausíveis.
As fontes são divididas em grupos, dependendo das suas características. De seguida, vamos falar de dois tipos de fontes (bitmapped e escaladas) e de fontes com serifa e sem serifa.
Tipos de fontes
Fontes
As fontes são divididas em grupos, dependendo das suas características. De seguida, vamos falar de dois tipos de fontes (bitmapped e escaladas) e de fontes com serifa e sem serifa.
Tipos de fontes
- As fontes bitmapped perdem qualidade ao serem ampliadas por serem guardadas como uma matriz de pixeis. Quando uma impressora nao suporta fontes bitmapped, não consegue imprimi-las. As cinco fontes bitmapped são: Courier, MS Sans Serif, Small e Symbol.
- As fontes escaladas são definidas matematicamente através de vetores. Nunca perdem definição nem qualidade quando ampliadas. Foram desenvolvidas pela Adobe e são o formato original do PostScript.
Fontes
- Com serifa - Estas fontes são geralmente utilizadas em textos corridos por guiarem o olhar do leitor através do texto, fazendo com que este leia as palavras completas e não letra a letra. As fontes com serifa causam esse efeito uma vez que os prolongamentos finais deixam uma impressão de união entre as letras e palavras. Temos como exemplo as fontes Times New Roman, Bodoni, obviamente, Georgia, entre outras.
- Sem serifa - Também conhecidas como Sans-Serif, são fontes recomendadas para títulos, anúncios ou textos que serão vistos, principalmente, no monitor, pois transmitem organização, clareza e leveza. Por chamarem a atenção para cada palavra, e não para o texto por inteiro, atraem o leitor de forma mais direcionada. Alguns exemplos: Helvética, Arial, entre outras.
Georgia (tipografia)
Esta fonte de letra é a nossa predileta, utilizada em todos os nossos trabalhos. Foi criada em 1993 pelo designer Matthew Carter, que trabalha na empresa Microsoft Corporation. É uma fonte tipográfica de serifa transitória, sugerisda à Microsoft por Tom Ricker para se tornar companheira da primeira fonte sem serifa da Microsoft, a Verdana. Só foi lançada a 1 de novembro de 1996 como parte da coleção de fontes essencias para a web.
Nuvem de Palavras
Mostramos agora uma pequena criação nossa, feita com a ajuda do página:
https://wordart.com/
Webgrafia
Sem comentários:
Enviar um comentário