segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Realidade Virtual e Realidade Aumentada


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     Hoje viemos para falar um pouco sobre um assunto muito falado recentemente: a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada.

Realidade Virtual

História da Realidade Virtual

     Começaram a ser desenvolvidos vários produtos de VR na década de 90 para fornecer aos utilizadores uma experiência realista, tudo isto devido à explosão de videojogos que houve na época. Uma das primeiras criações foi o Sensorama, um simulador de ecrã 3D. Em 1968 construiu-se um protótipo rudimentar de um computador que conseguiria controlar a existência de matéria numa sala, sendo este considerado o primeiro sistema Head-mounted display (HDM) de Realidade Virtual e Realidade Aumentada, ao qual deu o nome de "Sword of Damocles". Entre 1986 e 1989 foi desenvolvido um sistema capaz de projetar mapas 3D, radar e dados aviónicos, entre outros, num espaço virtual em três dimensões que o piloto poderia visualizar e ouvir em tempo real, tudo isto com o auxílio do HMD.
As seguintes imagens são o Sensorama e a Sword of Damocles, respetivamente: 







        
     Após 1995, tornou-se claro que a Realidade Virtual estava a prometer uma tecnologia que não estava pronta para os videojogos. Nesta altura, também houve o boom da Internet. Todas as pessoas estavam conectadas em rede e consequentemente  também se começou a ter acesso a software para design 3D e muitas pessoas começaram a focar-se nesse aspeto. Com os avanços tecnológicos que foram havendo na área da multimédia e também devido à procura constante, depois de alguns anos de esquecimento, a Realidade Virtual voltou à ribalta.

     Disponibilizamos aqui um breve vídeo onde é explicada de forma mais precisa e elaborada a história da realidade virtual:

O que é realidade virtual?

     A realidade virtual ou VR consiste numa simulação artificial que gerada por um computador ou na recreação de um ambiente ou situação real da vida. É uma experiência imersiva que faz com que o seu utilizador sinta na primeira pessoa o que está a acontecer, confundindo o virtual com a realidade. Isto tudo é possível  através da estimulação visual e auditiva do dispositivo.
     A realidade virtual só é possível na presença de dispositivos do género do HTC Vive ou os Oculus Rift ou o (ou equivalentes, equipados com a mesma tecnologia), sendo utilizados especialmente de duas formas diferentes:

  • Para melhorar as aptidões do utilizador simulando situações reais para que possam praticar algo, como um piloto de corrida ou um piloto de aviões.
  • Para criar e realçar uma realidade imaginária nos jogos, no entretenimento, em filmes 3D, ou para viver uma experiência mais imersiva como ver um concerto em 360º



     A Virtual Reality Modeling Language (VRML) pode ser utilizada para criar objetos e imagens com as quais seja possível interagir, ou seja, é o que permite a existência da realidade virtual.

Realidade Aumentada

História da Realidade Aumentada


     Vamos iniciar a história da Realidade Aumentada citando um importantíssimo nome na origem dessa tecnologia : Ivan Sutherland. Este senhor foi o responsável pela criação do Head Mounted Display, ou HMD em 1968. Como é óbvio o sistema não possuía grande qualidade de imagem. o "capacete era demasiado pesado, portanto este era fixado ao teto. Este foi o marco inicial da Realidade Aumentada.

  

    Nesta altura o termo Realidade Aumentada ainda não existia. Somente na década de 90, surgiu o conceito de Realidade Aumentada, normalmente denominada por RA.

Realidade Aumentada é a inserção de objetos virtuais no ambiente físico, mostrada ao usuário, em tempo real, com o apoio de algum dispositivo tecnológico, usando a interface do ambiente real, adaptada para visualizar e manipular os objetos reais e virtuais.   


                                                      [ KIRNER, T.G(2008)]  


     Depois de Ivan Sutherland muitas outras pesquisas apareceram, tal como a de  Tom Caudell em 1990. Este criou um sistema baseado na realidade aumentada para auxiliar os mecânicos da empresa Boeing. Isto consistia na colocação de uma espécie de óculos, em que os usuários  eram auxiliados por este equipamento para efetuarem as conexões, dos cabos e dos fios, corretas nos motores das aeronaves, isso venho a facilitar muito a vida dos mecânicos, que economizavam tempo e também não precisavam de ler os manuais. É crucial afirmar que Tom Caudell foi o primeiro pesquisador a utilizar o termo Realidade Aumentada.

O que é Realidade Aumentada?

     Ao contrário da Realidade Virtual, a Realidade Aumentada (AR) é uma tecnologia que cria camadas invisíveis geradas por software sobre superfícies ou objetos existentes no mundo real, permitindo torná-la mais significativa e permitindo a interação com a mesma.
     A AR trata-se de um software que pode ser utilizado em dispositivos móveis, onde se pode misturar o real com o digital de tal maneira que estes mundos se possam complementar, tal como o jogo que foi êxito mundial: Pokémon Go.
     Esta tecnologia está em rápido crescimento e grandes empresas tecnológicas já a estão a utilizar para criar novas ferramentas que irão auxiliar o dia a dia do utilizador. Tal como: o recurso da câmara de um telemóvel para obter medidas dos objetos em questão; gerir a disposição dos móveis de uma sala; entre outros. Mas a Realidade Aumentada ainda se encontra a crescer e pretende dirigir as suas tecnologias para as áreas das ciências e das medicinas.

     Em suma, o que difere a Realidade Virtual da Realidade Aumentada é o facto de a primeira oferecer uma recreação digital de um ambiente da vida real, enquanto que a segunda disponibiliza elementos virtuais como uma sobreposição ao mundo real.
     Sobre o quanto estas duas Realidades podem crescer só o futuro nos poderá dizer, mas não esperem muito, queridos leitores, pois esse futuro está cada vez mais próximo, talvez seja já o amanhã. 
Webgrafia


http://web.ist.utl.pt/ist170613/
https://pplware.sapo.pt/multimedia-2/realidade-virtual-vs-realidade-aumentada-descubra-as-diferencas/
https://sites.google.com/site/realidadeaumentada01canoas/home/historia-da-realidade-aumentada
http://www.ccg.pt/realidade-aumentada-aplicabilidade/
https://pplware.sapo.pt/multimedia-2/realidade-virtual-vs-realidade-aumentada-descubra-as-diferencas/





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